O teste nos cabos é realizado para:
- Traçar a deterioração gradual ao longo do tempo do cabo antigo
- Prova de aceitação depois que um novo cabo foi instalado e antes de ser energizado
- Verificar a integridade de emendas e terminações; e para certas operações de reparo.
Durante as novas instalações de cabos e equipamentos, é frequentemente recomendado e necessário forçar o isolamento elétrico dos cabos e equipamentos para garantir que não haja defeitos no dispositivo devido à falhas de fabricação, danos no transporte ou instalação incorreta. Esses testes geralmente são realizados usando um hipot CA ou CC, dependendo da especificação e aplicação. Ao estressar este equipamento em um ambiente controlado antes da energização inicial, você limita bastante as chances de uma falha catastrófica. A detecção dos problemas antes da entrada em serviço permite que sejam feitos reparos, evitando danos e aumentando a segurança da planta.
Hoje, o teste e o monitoramento das condições dos cabos de energia de média e alta tensão geralmente não podem esperar pela interrupção anual. Os serviços de teste online permitem o teste de cabos enquanto eles ainda estão energizados, para determinar rapidamente a condição geral do cabo, tanto localmente em equipamento quanto distante em postes.
Por exemplo, a STEL usa o instrumento portátil UltraTEV Plus para avaliar o estado dos cabos, cotovelos, emendas e terminações e o Ultraprobe 9000 para cabos e equipamentos distantes.
Estes instrumentos determinam rapidamente as condições gerais do isolamento do cabo e, com seus programas de análise internos, pode mostrar a medição de perda de vazamento causada por descarga parcial, o que leva a uma deterioração progressiva dos materiais isolantes, levando à falha do cabo.
O teste offline de alto potencial (hipot) envolve a aplicação de uma sobretensão ao sistema de cabos por um curto período para verificar a integridade dielétrica do sistema (cabos, emendas e terminações). Na maioria dos casos, o teste de hipot é aplicado como um teste de aprovação/reprovação ou passou/falhou. Se o circuito não falhar durante o teste, é considerado que ele passou no teste e pode ser colocado em serviço novamente.
Portanto, se você ainda não estiver testando seus cabos MT/AT, é hora de começar. Entre em contato conosco para obter mais informações ou para agendar testes de cabos.